DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS
O processo de feedback é um instrumento consagrado no meio organizacional para controlar, influenciar, modificar ou conter comportamentos de pessoas ou grupos. Roland e Frances Bee (2000, p. 7) afirmam que "Feedback é um processo fundamental para orientar as pessoas a apresentarem o comportamento e desempenho adequado a uma determinada situação". Trata- se de uma das formas de intervenção que um gestor utiliza para modificar, em seu colaborador, comportamentos que são prejudiciais aos objetivos da organização e inadequados às normas de trabalho, sejam os mesmos oriundos de problemas de relacionamento com colegas, insubmissão a processos estabelecidos, conduta ética inadequada, abstenção excessiva, insubordinação, abuso de álcool ou drogas, roubos e outros.Na prática, as pessoas preferem dar feedback, isto é, exporem-se e emitirem diretamente suas opiniões e percepções e demonstram resistência em receber feedback.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I-O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
PORQUE
II- O indivíduo que apresenta predominância do quadrante “Eu cego” transmite para os outros, sem perceber, o seu modo de comportamento como o modo de falar, agir e se relacionar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
O indivíduo é um ser social que faz uso da afiliação em grupos para se posicionar perante a sociedade, suprindo as suas necessidades e desempenhando alguns papéis de acordo com sua identidade. Ele pode demonstrar determinado papel conforme suas crenças, valores, contexto social e cultural no qual está inserido. Analise as seguintes assertivas sobre os diversos papéis que um indivíduo pode exercer:
I) O indivíduo Vaidoso utiliza palavras de ânimo e encorajamento para solucionar as divergências e superar os momentos de desafios.
II) O indivíduo que exerce o papel de Agressivo faz uso da franqueza depreciativa, demonstrando desaprovação da conduta dos demais membros, sempre com postura ofensiva.
III) O Conciliador possui um posicionamento de amenizar os conflitos, acompanhando o grupo e auxiliando-o nas soluções por meio de alternativas.
IV) O Confessante é inseguro, se autodeprecia, é carente de apoio, busca ajuda dos demais do grupo e se considera vítima com frequência.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.
I e II.
II e III.
Considerando as informações da charge, avalie as afirmações a seguir,sobre grupos e equipes.
I) No trabalho em grupo cada integrante se preocupa com seus próporios objetivos.
II) O trabalho em equipe apresenta objetivos em comuns e metas coletivas
III) Os grupos de trabalho têm papéis de liderança compartilhados.
É correto apenas o que se afirma em:
III.
I.
II.
I e II.
II e III.
Os grupos, enquanto equipes, precisam desenvolver uma comunicação aberta e transparente, criar oportunidades para aliviar as tensões, bem como sincronizar esforços para atingir suas metas. As dinâmicas de grupo facilitam a sensibilização e a conscientização, incentivando o indivíduo a buscar o autodesenvolvimento na vida pessoal, profissional e grupal.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- As dinâmicas de sensibilização objetivam a desinibição de todos participantes, principalmente para criar um entrosamento logo no início do contato.
PORQUE
II- Essas dinâmicas possibilitam avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Algumas áreas do quadrante dessa Janela são conhecidas e desconhecidas pelo indivíduo e pelos outros; sendo denominadas de Eu Aberto, Eu Cego, Eu Fechado e Eu Desconhecido. Analise as seguintes assertivas:
( ) Trata-se de uma área ligada às motivações inconscientes, portanto, nem o indivíduo e nem as pessoas que convivem com ele têm ciência. Todavia, se essa área for explorada, poder-se-ão encontrar potencialidades latentes e recursos especiais no indivíduo.
( ) Trata-se de uma área de livre negociação, onde o indivíduo transmite para si e para os demais o seu modo de comportamento. Dessa forma, as informações são conhecidas pela própria pessoa e por todas as pessoas que conhecem e convivem com a mesma.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo ignora algumas informações, mas as pessoas que o conhecem e convivem com ele identificam seu comportamento como agir, falar e se relacionar. O indivíduo que possui grande área nesse quadrante é denominado de Matraca.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo armazena informações que são conhecidas somente por si e desconhecidas pelos outros. Corresponde a uma área restrita de negociação onde o indivíduo guarda para si sentimentos, opiniões e percepções a respeitos das coisas e de outras pessoas.
Podemos afirmar que a alternativa correta é:
Eu fechado, eu aberto, eu desconhecido, eu cego.
Eu desconhecido, eu aberto, eu fechado, eu cego.
Eu cego, eu aberto, eu desconhecido, eu fechado.
Eu cego, eu aberto, eu fechado, eu desconhecido.
Eu desconhecido, eu aberto, eu cego, eu fechado.
É possível dizer-se que a vida de J. L. Moreno foi uma sequência de vivências e experiências que o preparou para a descoberta/ criação do que chamamos Psicodrama público. Destes atos públicos nasceu sua obra terapêutica, ao delimitar plateia e objetivos, focando temas, criando método e metodologias e, como um expoente de originalidade da sua obra, a descoberta da possibilidade de uma ação dramática representativa das intersubjetividades através de um ator protagônico.O Psicodrama pode ser utilizado em diversos contextos organizacionais e terapêuticos. Segundo essa teoria, “a capacidade do indivíduo de dar respostas adequadas a situações novas ou respostas novas e adequadas a situações antigas” corresponde a (o):
inconsciente.
espontaneidade.
atividade.
vínculo.
inteligência.
Militão e Militão (2000) relatam que a dinâmica de grupo começou a ser desenvolvida em 1912 por um estudante de medicina chamado Jacob Levy Moreno, que buscava compreender os problemas produzidos na interação entre indivíduos, dando ênfase para as esferas afetivas e da comunicação entre o “Eu” e o “Outro”. Esses autores afirmam que o primeiro a realizar atividades grupais foi Carl Rogers, que chamou esse processo de “grupos de encontro”. Porém a expressão de dinâmica de grupos surgiu com Kurt Lewin, no ano de 1945, quando fundou, em Massachussets, o Centro de Pesquisas para Dinâmica de Grupo.Analise as seguintes assertivas referentes às teorias sobre dinâmicas de grupo:
I) Eric Berne, fundador da análise transacional, classifica o trabalho de grupo em psicodrama e tele.
II) Dinâmicas de entrosamento consistem em avaliar o comportamento do colaborador durante uma atividade de treinamento.
III) O uso da dinâmica de grupo permite modificar comportamentos que não estão alinhavados com os objetivos organizacionais.
IV) Segundo a teoria da dissonância cognitiva, a redução da dissonância pode ser realizada de várias formas como ignorar certas coisas, reinterpretar as observações realizadas ou modificar as opiniões e atitudes.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente I, II e III.
De acordo com Militão e Militão (2000), a dinâmica de grupo envolve atividades desenvolvidas em grupos de trabalho, reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, dentre outras áreas e atividades. A dinâmica tem finalidades como: proporcionar integração entre as pessoas, oportunizar momentos de aprendizagem, de colaboração e motivação.Considerando as informações sobre dinâmicas de grupo, avalie as afirmações a seguir:
I) Geralmente os líderes utilizam dinâmicas de apresentação no início de um treinamento ou palestra, com intuito de desinibição e entrosamento dos participantes.
II) As dinâmicas de reflexão e aprofundamento podem ser utilizados em grupos religiosos que desenvolvem determinado tema ou explanam um problema específico.
III) As dinâmicas de sensibilização podem ser utilizadas quando há conflitos dentro de uma organização em relação a objetivos e culturas diversificados dos indivíduos que participam de determinado grupo.
IV) As dinâmicas de relaxamento são utilizadas para avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Segundo Charles Fourier, o homem pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatametne um ser grupal. Ele está em contínuo processo de intearção com o outro. Daí, ser um ser de relações, de diálogo, de participação e de comunicação, portanto, um ser social, que se traduz no cotidiano, através da vida em grupo e, através dessa convivência, esse homem passa a concretizar a sua existência, produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade. Analise as seguintes asseretivas:
I) Quanto menor o quadrante do “Eu aberto”, mais pobre é a comunicação.
II) O quadrante de predominância para o indivíduo que adora se expor, mas odeia receber feedback é o “Eu cego”.
III) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.
IV) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Para que a comunicação entre o grupo se dê com eficácia e assuma seus fiéis valores, o emissor deve tomar a iniciativa da comunicação e, após codificar a sua intenção em comunicar, enviar a mensagem que se passará através de um código até a fonte de decodificação do receptor que desfragmentará a mensagem e a reorganizará de modo a ser compreendida e interpretada. Considerando o processo de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I) Quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.
II) A comunicação só se estabelecerá se o emissor e o receptor conseguirem transmitir a mensagem.
III) Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
Está correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
O indivíduo é um ser social que faz uso da afiliação em grupos para se posicionar perante a sociedade, suprindo as suas necessidades e desempenhando alguns papéis de acordo com sua identidade. Ele pode demonstrar determinado papel conforme suas crenças, valores, contexto social e cultural no qual está inserido. Analise as seguintes assertivas sobre os diversos papéis que um indivíduo pode exercer:
I) O indivíduo Vaidoso utiliza palavras de ânimo e encorajamento para solucionar as divergências e superar os momentos de desafios.
II) O indivíduo que exerce o papel de Agressivo faz uso da franqueza depreciativa, demonstrando desaprovação da conduta dos demais membros, sempre com postura ofensiva.
III) O Conciliador possui um posicionamento de amenizar os conflitos, acompanhando o grupo e auxiliando-o nas soluções por meio de alternativas.
IV) O Confessante é inseguro, se autodeprecia, é carente de apoio, busca ajuda dos demais do grupo e se considera vítima com frequência.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.
I e II.
II e III.
Considerando as informações da charge, avalie as afirmações a seguir,sobre grupos e equipes.
I) No trabalho em grupo cada integrante se preocupa com seus próporios objetivos.
II) O trabalho em equipe apresenta objetivos em comuns e metas coletivas
III) Os grupos de trabalho têm papéis de liderança compartilhados.
É correto apenas o que se afirma em:
III.
I.
II.
I e II.
II e III.
Os grupos, enquanto equipes, precisam desenvolver uma comunicação aberta e transparente, criar oportunidades para aliviar as tensões, bem como sincronizar esforços para atingir suas metas. As dinâmicas de grupo facilitam a sensibilização e a conscientização, incentivando o indivíduo a buscar o autodesenvolvimento na vida pessoal, profissional e grupal.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- As dinâmicas de sensibilização objetivam a desinibição de todos participantes, principalmente para criar um entrosamento logo no início do contato.
PORQUE
II- Essas dinâmicas possibilitam avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Algumas áreas do quadrante dessa Janela são conhecidas e desconhecidas pelo indivíduo e pelos outros; sendo denominadas de Eu Aberto, Eu Cego, Eu Fechado e Eu Desconhecido. Analise as seguintes assertivas:
( ) Trata-se de uma área ligada às motivações inconscientes, portanto, nem o indivíduo e nem as pessoas que convivem com ele têm ciência. Todavia, se essa área for explorada, poder-se-ão encontrar potencialidades latentes e recursos especiais no indivíduo.
( ) Trata-se de uma área de livre negociação, onde o indivíduo transmite para si e para os demais o seu modo de comportamento. Dessa forma, as informações são conhecidas pela própria pessoa e por todas as pessoas que conhecem e convivem com a mesma.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo ignora algumas informações, mas as pessoas que o conhecem e convivem com ele identificam seu comportamento como agir, falar e se relacionar. O indivíduo que possui grande área nesse quadrante é denominado de Matraca.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo armazena informações que são conhecidas somente por si e desconhecidas pelos outros. Corresponde a uma área restrita de negociação onde o indivíduo guarda para si sentimentos, opiniões e percepções a respeitos das coisas e de outras pessoas.
Podemos afirmar que a alternativa correta é:
Eu fechado, eu aberto, eu desconhecido, eu cego.
Eu desconhecido, eu aberto, eu fechado, eu cego.
Eu cego, eu aberto, eu desconhecido, eu fechado.
Eu cego, eu aberto, eu fechado, eu desconhecido.
Eu desconhecido, eu aberto, eu cego, eu fechado.
É possível dizer-se que a vida de J. L. Moreno foi uma sequência de vivências e experiências que o preparou para a descoberta/ criação do que chamamos Psicodrama público. Destes atos públicos nasceu sua obra terapêutica, ao delimitar plateia e objetivos, focando temas, criando método e metodologias e, como um expoente de originalidade da sua obra, a descoberta da possibilidade de uma ação dramática representativa das intersubjetividades através de um ator protagônico.O Psicodrama pode ser utilizado em diversos contextos organizacionais e terapêuticos. Segundo essa teoria, “a capacidade do indivíduo de dar respostas adequadas a situações novas ou respostas novas e adequadas a situações antigas” corresponde a (o):
inconsciente.
espontaneidade.
atividade.
vínculo.
inteligência.
Militão e Militão (2000) relatam que a dinâmica de grupo começou a ser desenvolvida em 1912 por um estudante de medicina chamado Jacob Levy Moreno, que buscava compreender os problemas produzidos na interação entre indivíduos, dando ênfase para as esferas afetivas e da comunicação entre o “Eu” e o “Outro”. Esses autores afirmam que o primeiro a realizar atividades grupais foi Carl Rogers, que chamou esse processo de “grupos de encontro”. Porém a expressão de dinâmica de grupos surgiu com Kurt Lewin, no ano de 1945, quando fundou, em Massachussets, o Centro de Pesquisas para Dinâmica de Grupo.Analise as seguintes assertivas referentes às teorias sobre dinâmicas de grupo:
I) Eric Berne, fundador da análise transacional, classifica o trabalho de grupo em psicodrama e tele.
II) Dinâmicas de entrosamento consistem em avaliar o comportamento do colaborador durante uma atividade de treinamento.
III) O uso da dinâmica de grupo permite modificar comportamentos que não estão alinhavados com os objetivos organizacionais.
IV) Segundo a teoria da dissonância cognitiva, a redução da dissonância pode ser realizada de várias formas como ignorar certas coisas, reinterpretar as observações realizadas ou modificar as opiniões e atitudes.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente I, II e III.
De acordo com Militão e Militão (2000), a dinâmica de grupo envolve atividades desenvolvidas em grupos de trabalho, reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, dentre outras áreas e atividades. A dinâmica tem finalidades como: proporcionar integração entre as pessoas, oportunizar momentos de aprendizagem, de colaboração e motivação.Considerando as informações sobre dinâmicas de grupo, avalie as afirmações a seguir:
I) Geralmente os líderes utilizam dinâmicas de apresentação no início de um treinamento ou palestra, com intuito de desinibição e entrosamento dos participantes.
II) As dinâmicas de reflexão e aprofundamento podem ser utilizados em grupos religiosos que desenvolvem determinado tema ou explanam um problema específico.
III) As dinâmicas de sensibilização podem ser utilizadas quando há conflitos dentro de uma organização em relação a objetivos e culturas diversificados dos indivíduos que participam de determinado grupo.
IV) As dinâmicas de relaxamento são utilizadas para avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Segundo Charles Fourier, o homem pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatametne um ser grupal. Ele está em contínuo processo de intearção com o outro. Daí, ser um ser de relações, de diálogo, de participação e de comunicação, portanto, um ser social, que se traduz no cotidiano, através da vida em grupo e, através dessa convivência, esse homem passa a concretizar a sua existência, produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade. Analise as seguintes asseretivas:
I) Quanto menor o quadrante do “Eu aberto”, mais pobre é a comunicação.
II) O quadrante de predominância para o indivíduo que adora se expor, mas odeia receber feedback é o “Eu cego”.
III) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.
IV) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Para que a comunicação entre o grupo se dê com eficácia e assuma seus fiéis valores, o emissor deve tomar a iniciativa da comunicação e, após codificar a sua intenção em comunicar, enviar a mensagem que se passará através de um código até a fonte de decodificação do receptor que desfragmentará a mensagem e a reorganizará de modo a ser compreendida e interpretada. Considerando o processo de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I) Quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.
II) A comunicação só se estabelecerá se o emissor e o receptor conseguirem transmitir a mensagem.
III) Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
Está correto o que se afirma em:
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.
I e II.
II e III.
Considerando as informações da charge, avalie as afirmações a seguir,sobre grupos e equipes.
I) No trabalho em grupo cada integrante se preocupa com seus próporios objetivos.
II) O trabalho em equipe apresenta objetivos em comuns e metas coletivas
III) Os grupos de trabalho têm papéis de liderança compartilhados.
É correto apenas o que se afirma em:
III.
I.
II.
I e II.
II e III.
Os grupos, enquanto equipes, precisam desenvolver uma comunicação aberta e transparente, criar oportunidades para aliviar as tensões, bem como sincronizar esforços para atingir suas metas. As dinâmicas de grupo facilitam a sensibilização e a conscientização, incentivando o indivíduo a buscar o autodesenvolvimento na vida pessoal, profissional e grupal.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- As dinâmicas de sensibilização objetivam a desinibição de todos participantes, principalmente para criar um entrosamento logo no início do contato.
PORQUE
II- Essas dinâmicas possibilitam avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Algumas áreas do quadrante dessa Janela são conhecidas e desconhecidas pelo indivíduo e pelos outros; sendo denominadas de Eu Aberto, Eu Cego, Eu Fechado e Eu Desconhecido. Analise as seguintes assertivas:
( ) Trata-se de uma área ligada às motivações inconscientes, portanto, nem o indivíduo e nem as pessoas que convivem com ele têm ciência. Todavia, se essa área for explorada, poder-se-ão encontrar potencialidades latentes e recursos especiais no indivíduo.
( ) Trata-se de uma área de livre negociação, onde o indivíduo transmite para si e para os demais o seu modo de comportamento. Dessa forma, as informações são conhecidas pela própria pessoa e por todas as pessoas que conhecem e convivem com a mesma.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo ignora algumas informações, mas as pessoas que o conhecem e convivem com ele identificam seu comportamento como agir, falar e se relacionar. O indivíduo que possui grande área nesse quadrante é denominado de Matraca.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo armazena informações que são conhecidas somente por si e desconhecidas pelos outros. Corresponde a uma área restrita de negociação onde o indivíduo guarda para si sentimentos, opiniões e percepções a respeitos das coisas e de outras pessoas.
Podemos afirmar que a alternativa correta é:
Eu fechado, eu aberto, eu desconhecido, eu cego.
Eu desconhecido, eu aberto, eu fechado, eu cego.
Eu cego, eu aberto, eu desconhecido, eu fechado.
Eu cego, eu aberto, eu fechado, eu desconhecido.
Eu desconhecido, eu aberto, eu cego, eu fechado.
É possível dizer-se que a vida de J. L. Moreno foi uma sequência de vivências e experiências que o preparou para a descoberta/ criação do que chamamos Psicodrama público. Destes atos públicos nasceu sua obra terapêutica, ao delimitar plateia e objetivos, focando temas, criando método e metodologias e, como um expoente de originalidade da sua obra, a descoberta da possibilidade de uma ação dramática representativa das intersubjetividades através de um ator protagônico.O Psicodrama pode ser utilizado em diversos contextos organizacionais e terapêuticos. Segundo essa teoria, “a capacidade do indivíduo de dar respostas adequadas a situações novas ou respostas novas e adequadas a situações antigas” corresponde a (o):
inconsciente.
espontaneidade.
atividade.
vínculo.
inteligência.
Militão e Militão (2000) relatam que a dinâmica de grupo começou a ser desenvolvida em 1912 por um estudante de medicina chamado Jacob Levy Moreno, que buscava compreender os problemas produzidos na interação entre indivíduos, dando ênfase para as esferas afetivas e da comunicação entre o “Eu” e o “Outro”. Esses autores afirmam que o primeiro a realizar atividades grupais foi Carl Rogers, que chamou esse processo de “grupos de encontro”. Porém a expressão de dinâmica de grupos surgiu com Kurt Lewin, no ano de 1945, quando fundou, em Massachussets, o Centro de Pesquisas para Dinâmica de Grupo.Analise as seguintes assertivas referentes às teorias sobre dinâmicas de grupo:
I) Eric Berne, fundador da análise transacional, classifica o trabalho de grupo em psicodrama e tele.
II) Dinâmicas de entrosamento consistem em avaliar o comportamento do colaborador durante uma atividade de treinamento.
III) O uso da dinâmica de grupo permite modificar comportamentos que não estão alinhavados com os objetivos organizacionais.
IV) Segundo a teoria da dissonância cognitiva, a redução da dissonância pode ser realizada de várias formas como ignorar certas coisas, reinterpretar as observações realizadas ou modificar as opiniões e atitudes.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente I, II e III.
De acordo com Militão e Militão (2000), a dinâmica de grupo envolve atividades desenvolvidas em grupos de trabalho, reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, dentre outras áreas e atividades. A dinâmica tem finalidades como: proporcionar integração entre as pessoas, oportunizar momentos de aprendizagem, de colaboração e motivação.Considerando as informações sobre dinâmicas de grupo, avalie as afirmações a seguir:
I) Geralmente os líderes utilizam dinâmicas de apresentação no início de um treinamento ou palestra, com intuito de desinibição e entrosamento dos participantes.
II) As dinâmicas de reflexão e aprofundamento podem ser utilizados em grupos religiosos que desenvolvem determinado tema ou explanam um problema específico.
III) As dinâmicas de sensibilização podem ser utilizadas quando há conflitos dentro de uma organização em relação a objetivos e culturas diversificados dos indivíduos que participam de determinado grupo.
IV) As dinâmicas de relaxamento são utilizadas para avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Segundo Charles Fourier, o homem pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatametne um ser grupal. Ele está em contínuo processo de intearção com o outro. Daí, ser um ser de relações, de diálogo, de participação e de comunicação, portanto, um ser social, que se traduz no cotidiano, através da vida em grupo e, através dessa convivência, esse homem passa a concretizar a sua existência, produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade. Analise as seguintes asseretivas:
I) Quanto menor o quadrante do “Eu aberto”, mais pobre é a comunicação.
II) O quadrante de predominância para o indivíduo que adora se expor, mas odeia receber feedback é o “Eu cego”.
III) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.
IV) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Para que a comunicação entre o grupo se dê com eficácia e assuma seus fiéis valores, o emissor deve tomar a iniciativa da comunicação e, após codificar a sua intenção em comunicar, enviar a mensagem que se passará através de um código até a fonte de decodificação do receptor que desfragmentará a mensagem e a reorganizará de modo a ser compreendida e interpretada. Considerando o processo de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I) Quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.
II) A comunicação só se estabelecerá se o emissor e o receptor conseguirem transmitir a mensagem.
III) Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
Está correto o que se afirma em:
III.
I.
II.
I e II.
II e III.
Os grupos, enquanto equipes, precisam desenvolver uma comunicação aberta e transparente, criar oportunidades para aliviar as tensões, bem como sincronizar esforços para atingir suas metas. As dinâmicas de grupo facilitam a sensibilização e a conscientização, incentivando o indivíduo a buscar o autodesenvolvimento na vida pessoal, profissional e grupal.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- As dinâmicas de sensibilização objetivam a desinibição de todos participantes, principalmente para criar um entrosamento logo no início do contato.
PORQUE
II- Essas dinâmicas possibilitam avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Algumas áreas do quadrante dessa Janela são conhecidas e desconhecidas pelo indivíduo e pelos outros; sendo denominadas de Eu Aberto, Eu Cego, Eu Fechado e Eu Desconhecido. Analise as seguintes assertivas:
( ) Trata-se de uma área ligada às motivações inconscientes, portanto, nem o indivíduo e nem as pessoas que convivem com ele têm ciência. Todavia, se essa área for explorada, poder-se-ão encontrar potencialidades latentes e recursos especiais no indivíduo.
( ) Trata-se de uma área de livre negociação, onde o indivíduo transmite para si e para os demais o seu modo de comportamento. Dessa forma, as informações são conhecidas pela própria pessoa e por todas as pessoas que conhecem e convivem com a mesma.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo ignora algumas informações, mas as pessoas que o conhecem e convivem com ele identificam seu comportamento como agir, falar e se relacionar. O indivíduo que possui grande área nesse quadrante é denominado de Matraca.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo armazena informações que são conhecidas somente por si e desconhecidas pelos outros. Corresponde a uma área restrita de negociação onde o indivíduo guarda para si sentimentos, opiniões e percepções a respeitos das coisas e de outras pessoas.
Podemos afirmar que a alternativa correta é:
Eu fechado, eu aberto, eu desconhecido, eu cego.
Eu desconhecido, eu aberto, eu fechado, eu cego.
Eu cego, eu aberto, eu desconhecido, eu fechado.
Eu cego, eu aberto, eu fechado, eu desconhecido.
Eu desconhecido, eu aberto, eu cego, eu fechado.
É possível dizer-se que a vida de J. L. Moreno foi uma sequência de vivências e experiências que o preparou para a descoberta/ criação do que chamamos Psicodrama público. Destes atos públicos nasceu sua obra terapêutica, ao delimitar plateia e objetivos, focando temas, criando método e metodologias e, como um expoente de originalidade da sua obra, a descoberta da possibilidade de uma ação dramática representativa das intersubjetividades através de um ator protagônico.O Psicodrama pode ser utilizado em diversos contextos organizacionais e terapêuticos. Segundo essa teoria, “a capacidade do indivíduo de dar respostas adequadas a situações novas ou respostas novas e adequadas a situações antigas” corresponde a (o):
inconsciente.
espontaneidade.
atividade.
vínculo.
inteligência.
Militão e Militão (2000) relatam que a dinâmica de grupo começou a ser desenvolvida em 1912 por um estudante de medicina chamado Jacob Levy Moreno, que buscava compreender os problemas produzidos na interação entre indivíduos, dando ênfase para as esferas afetivas e da comunicação entre o “Eu” e o “Outro”. Esses autores afirmam que o primeiro a realizar atividades grupais foi Carl Rogers, que chamou esse processo de “grupos de encontro”. Porém a expressão de dinâmica de grupos surgiu com Kurt Lewin, no ano de 1945, quando fundou, em Massachussets, o Centro de Pesquisas para Dinâmica de Grupo.Analise as seguintes assertivas referentes às teorias sobre dinâmicas de grupo:
I) Eric Berne, fundador da análise transacional, classifica o trabalho de grupo em psicodrama e tele.
II) Dinâmicas de entrosamento consistem em avaliar o comportamento do colaborador durante uma atividade de treinamento.
III) O uso da dinâmica de grupo permite modificar comportamentos que não estão alinhavados com os objetivos organizacionais.
IV) Segundo a teoria da dissonância cognitiva, a redução da dissonância pode ser realizada de várias formas como ignorar certas coisas, reinterpretar as observações realizadas ou modificar as opiniões e atitudes.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente I, II e III.
De acordo com Militão e Militão (2000), a dinâmica de grupo envolve atividades desenvolvidas em grupos de trabalho, reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, dentre outras áreas e atividades. A dinâmica tem finalidades como: proporcionar integração entre as pessoas, oportunizar momentos de aprendizagem, de colaboração e motivação.Considerando as informações sobre dinâmicas de grupo, avalie as afirmações a seguir:
I) Geralmente os líderes utilizam dinâmicas de apresentação no início de um treinamento ou palestra, com intuito de desinibição e entrosamento dos participantes.
II) As dinâmicas de reflexão e aprofundamento podem ser utilizados em grupos religiosos que desenvolvem determinado tema ou explanam um problema específico.
III) As dinâmicas de sensibilização podem ser utilizadas quando há conflitos dentro de uma organização em relação a objetivos e culturas diversificados dos indivíduos que participam de determinado grupo.
IV) As dinâmicas de relaxamento são utilizadas para avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Segundo Charles Fourier, o homem pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatametne um ser grupal. Ele está em contínuo processo de intearção com o outro. Daí, ser um ser de relações, de diálogo, de participação e de comunicação, portanto, um ser social, que se traduz no cotidiano, através da vida em grupo e, através dessa convivência, esse homem passa a concretizar a sua existência, produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade. Analise as seguintes asseretivas:
I) Quanto menor o quadrante do “Eu aberto”, mais pobre é a comunicação.
II) O quadrante de predominância para o indivíduo que adora se expor, mas odeia receber feedback é o “Eu cego”.
III) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.
IV) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Para que a comunicação entre o grupo se dê com eficácia e assuma seus fiéis valores, o emissor deve tomar a iniciativa da comunicação e, após codificar a sua intenção em comunicar, enviar a mensagem que se passará através de um código até a fonte de decodificação do receptor que desfragmentará a mensagem e a reorganizará de modo a ser compreendida e interpretada. Considerando o processo de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I) Quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.
II) A comunicação só se estabelecerá se o emissor e o receptor conseguirem transmitir a mensagem.
III) Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
Está correto o que se afirma em:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Algumas áreas do quadrante dessa Janela são conhecidas e desconhecidas pelo indivíduo e pelos outros; sendo denominadas de Eu Aberto, Eu Cego, Eu Fechado e Eu Desconhecido. Analise as seguintes assertivas:
( ) Trata-se de uma área ligada às motivações inconscientes, portanto, nem o indivíduo e nem as pessoas que convivem com ele têm ciência. Todavia, se essa área for explorada, poder-se-ão encontrar potencialidades latentes e recursos especiais no indivíduo.
( ) Trata-se de uma área de livre negociação, onde o indivíduo transmite para si e para os demais o seu modo de comportamento. Dessa forma, as informações são conhecidas pela própria pessoa e por todas as pessoas que conhecem e convivem com a mesma.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo ignora algumas informações, mas as pessoas que o conhecem e convivem com ele identificam seu comportamento como agir, falar e se relacionar. O indivíduo que possui grande área nesse quadrante é denominado de Matraca.
( ) Trata-se de uma área em que o indivíduo armazena informações que são conhecidas somente por si e desconhecidas pelos outros. Corresponde a uma área restrita de negociação onde o indivíduo guarda para si sentimentos, opiniões e percepções a respeitos das coisas e de outras pessoas.
Podemos afirmar que a alternativa correta é:
Eu fechado, eu aberto, eu desconhecido, eu cego.
Eu desconhecido, eu aberto, eu fechado, eu cego.
Eu cego, eu aberto, eu desconhecido, eu fechado.
Eu cego, eu aberto, eu fechado, eu desconhecido.
Eu desconhecido, eu aberto, eu cego, eu fechado.
É possível dizer-se que a vida de J. L. Moreno foi uma sequência de vivências e experiências que o preparou para a descoberta/ criação do que chamamos Psicodrama público. Destes atos públicos nasceu sua obra terapêutica, ao delimitar plateia e objetivos, focando temas, criando método e metodologias e, como um expoente de originalidade da sua obra, a descoberta da possibilidade de uma ação dramática representativa das intersubjetividades através de um ator protagônico.O Psicodrama pode ser utilizado em diversos contextos organizacionais e terapêuticos. Segundo essa teoria, “a capacidade do indivíduo de dar respostas adequadas a situações novas ou respostas novas e adequadas a situações antigas” corresponde a (o):
inconsciente.
espontaneidade.
atividade.
vínculo.
inteligência.
Militão e Militão (2000) relatam que a dinâmica de grupo começou a ser desenvolvida em 1912 por um estudante de medicina chamado Jacob Levy Moreno, que buscava compreender os problemas produzidos na interação entre indivíduos, dando ênfase para as esferas afetivas e da comunicação entre o “Eu” e o “Outro”. Esses autores afirmam que o primeiro a realizar atividades grupais foi Carl Rogers, que chamou esse processo de “grupos de encontro”. Porém a expressão de dinâmica de grupos surgiu com Kurt Lewin, no ano de 1945, quando fundou, em Massachussets, o Centro de Pesquisas para Dinâmica de Grupo.Analise as seguintes assertivas referentes às teorias sobre dinâmicas de grupo:
I) Eric Berne, fundador da análise transacional, classifica o trabalho de grupo em psicodrama e tele.
II) Dinâmicas de entrosamento consistem em avaliar o comportamento do colaborador durante uma atividade de treinamento.
III) O uso da dinâmica de grupo permite modificar comportamentos que não estão alinhavados com os objetivos organizacionais.
IV) Segundo a teoria da dissonância cognitiva, a redução da dissonância pode ser realizada de várias formas como ignorar certas coisas, reinterpretar as observações realizadas ou modificar as opiniões e atitudes.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente I, II e III.
De acordo com Militão e Militão (2000), a dinâmica de grupo envolve atividades desenvolvidas em grupos de trabalho, reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, dentre outras áreas e atividades. A dinâmica tem finalidades como: proporcionar integração entre as pessoas, oportunizar momentos de aprendizagem, de colaboração e motivação.Considerando as informações sobre dinâmicas de grupo, avalie as afirmações a seguir:
I) Geralmente os líderes utilizam dinâmicas de apresentação no início de um treinamento ou palestra, com intuito de desinibição e entrosamento dos participantes.
II) As dinâmicas de reflexão e aprofundamento podem ser utilizados em grupos religiosos que desenvolvem determinado tema ou explanam um problema específico.
III) As dinâmicas de sensibilização podem ser utilizadas quando há conflitos dentro de uma organização em relação a objetivos e culturas diversificados dos indivíduos que participam de determinado grupo.
IV) As dinâmicas de relaxamento são utilizadas para avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Segundo Charles Fourier, o homem pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatametne um ser grupal. Ele está em contínuo processo de intearção com o outro. Daí, ser um ser de relações, de diálogo, de participação e de comunicação, portanto, um ser social, que se traduz no cotidiano, através da vida em grupo e, através dessa convivência, esse homem passa a concretizar a sua existência, produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade. Analise as seguintes asseretivas:
I) Quanto menor o quadrante do “Eu aberto”, mais pobre é a comunicação.
II) O quadrante de predominância para o indivíduo que adora se expor, mas odeia receber feedback é o “Eu cego”.
III) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.
IV) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Para que a comunicação entre o grupo se dê com eficácia e assuma seus fiéis valores, o emissor deve tomar a iniciativa da comunicação e, após codificar a sua intenção em comunicar, enviar a mensagem que se passará através de um código até a fonte de decodificação do receptor que desfragmentará a mensagem e a reorganizará de modo a ser compreendida e interpretada. Considerando o processo de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I) Quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.
II) A comunicação só se estabelecerá se o emissor e o receptor conseguirem transmitir a mensagem.
III) Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
Está correto o que se afirma em:
Eu fechado, eu aberto, eu desconhecido, eu cego.
Eu desconhecido, eu aberto, eu fechado, eu cego.
Eu cego, eu aberto, eu desconhecido, eu fechado.
Eu cego, eu aberto, eu fechado, eu desconhecido.
Eu desconhecido, eu aberto, eu cego, eu fechado.
É possível dizer-se que a vida de J. L. Moreno foi uma sequência de vivências e experiências que o preparou para a descoberta/ criação do que chamamos Psicodrama público. Destes atos públicos nasceu sua obra terapêutica, ao delimitar plateia e objetivos, focando temas, criando método e metodologias e, como um expoente de originalidade da sua obra, a descoberta da possibilidade de uma ação dramática representativa das intersubjetividades através de um ator protagônico.O Psicodrama pode ser utilizado em diversos contextos organizacionais e terapêuticos. Segundo essa teoria, “a capacidade do indivíduo de dar respostas adequadas a situações novas ou respostas novas e adequadas a situações antigas” corresponde a (o):
inconsciente.
espontaneidade.
atividade.
vínculo.
inteligência.
Militão e Militão (2000) relatam que a dinâmica de grupo começou a ser desenvolvida em 1912 por um estudante de medicina chamado Jacob Levy Moreno, que buscava compreender os problemas produzidos na interação entre indivíduos, dando ênfase para as esferas afetivas e da comunicação entre o “Eu” e o “Outro”. Esses autores afirmam que o primeiro a realizar atividades grupais foi Carl Rogers, que chamou esse processo de “grupos de encontro”. Porém a expressão de dinâmica de grupos surgiu com Kurt Lewin, no ano de 1945, quando fundou, em Massachussets, o Centro de Pesquisas para Dinâmica de Grupo.Analise as seguintes assertivas referentes às teorias sobre dinâmicas de grupo:
I) Eric Berne, fundador da análise transacional, classifica o trabalho de grupo em psicodrama e tele.
II) Dinâmicas de entrosamento consistem em avaliar o comportamento do colaborador durante uma atividade de treinamento.
III) O uso da dinâmica de grupo permite modificar comportamentos que não estão alinhavados com os objetivos organizacionais.
IV) Segundo a teoria da dissonância cognitiva, a redução da dissonância pode ser realizada de várias formas como ignorar certas coisas, reinterpretar as observações realizadas ou modificar as opiniões e atitudes.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente I, II e III.
De acordo com Militão e Militão (2000), a dinâmica de grupo envolve atividades desenvolvidas em grupos de trabalho, reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, dentre outras áreas e atividades. A dinâmica tem finalidades como: proporcionar integração entre as pessoas, oportunizar momentos de aprendizagem, de colaboração e motivação.Considerando as informações sobre dinâmicas de grupo, avalie as afirmações a seguir:
I) Geralmente os líderes utilizam dinâmicas de apresentação no início de um treinamento ou palestra, com intuito de desinibição e entrosamento dos participantes.
II) As dinâmicas de reflexão e aprofundamento podem ser utilizados em grupos religiosos que desenvolvem determinado tema ou explanam um problema específico.
III) As dinâmicas de sensibilização podem ser utilizadas quando há conflitos dentro de uma organização em relação a objetivos e culturas diversificados dos indivíduos que participam de determinado grupo.
IV) As dinâmicas de relaxamento são utilizadas para avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Segundo Charles Fourier, o homem pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatametne um ser grupal. Ele está em contínuo processo de intearção com o outro. Daí, ser um ser de relações, de diálogo, de participação e de comunicação, portanto, um ser social, que se traduz no cotidiano, através da vida em grupo e, através dessa convivência, esse homem passa a concretizar a sua existência, produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade. Analise as seguintes asseretivas:
I) Quanto menor o quadrante do “Eu aberto”, mais pobre é a comunicação.
II) O quadrante de predominância para o indivíduo que adora se expor, mas odeia receber feedback é o “Eu cego”.
III) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.
IV) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Para que a comunicação entre o grupo se dê com eficácia e assuma seus fiéis valores, o emissor deve tomar a iniciativa da comunicação e, após codificar a sua intenção em comunicar, enviar a mensagem que se passará através de um código até a fonte de decodificação do receptor que desfragmentará a mensagem e a reorganizará de modo a ser compreendida e interpretada. Considerando o processo de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I) Quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.
II) A comunicação só se estabelecerá se o emissor e o receptor conseguirem transmitir a mensagem.
III) Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
Está correto o que se afirma em:
inconsciente.
espontaneidade.
atividade.
vínculo.
inteligência.
Militão e Militão (2000) relatam que a dinâmica de grupo começou a ser desenvolvida em 1912 por um estudante de medicina chamado Jacob Levy Moreno, que buscava compreender os problemas produzidos na interação entre indivíduos, dando ênfase para as esferas afetivas e da comunicação entre o “Eu” e o “Outro”. Esses autores afirmam que o primeiro a realizar atividades grupais foi Carl Rogers, que chamou esse processo de “grupos de encontro”. Porém a expressão de dinâmica de grupos surgiu com Kurt Lewin, no ano de 1945, quando fundou, em Massachussets, o Centro de Pesquisas para Dinâmica de Grupo.Analise as seguintes assertivas referentes às teorias sobre dinâmicas de grupo:
I) Eric Berne, fundador da análise transacional, classifica o trabalho de grupo em psicodrama e tele.
II) Dinâmicas de entrosamento consistem em avaliar o comportamento do colaborador durante uma atividade de treinamento.
III) O uso da dinâmica de grupo permite modificar comportamentos que não estão alinhavados com os objetivos organizacionais.
IV) Segundo a teoria da dissonância cognitiva, a redução da dissonância pode ser realizada de várias formas como ignorar certas coisas, reinterpretar as observações realizadas ou modificar as opiniões e atitudes.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente I, II e III.
De acordo com Militão e Militão (2000), a dinâmica de grupo envolve atividades desenvolvidas em grupos de trabalho, reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, dentre outras áreas e atividades. A dinâmica tem finalidades como: proporcionar integração entre as pessoas, oportunizar momentos de aprendizagem, de colaboração e motivação.Considerando as informações sobre dinâmicas de grupo, avalie as afirmações a seguir:
I) Geralmente os líderes utilizam dinâmicas de apresentação no início de um treinamento ou palestra, com intuito de desinibição e entrosamento dos participantes.
II) As dinâmicas de reflexão e aprofundamento podem ser utilizados em grupos religiosos que desenvolvem determinado tema ou explanam um problema específico.
III) As dinâmicas de sensibilização podem ser utilizadas quando há conflitos dentro de uma organização em relação a objetivos e culturas diversificados dos indivíduos que participam de determinado grupo.
IV) As dinâmicas de relaxamento são utilizadas para avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Segundo Charles Fourier, o homem pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatametne um ser grupal. Ele está em contínuo processo de intearção com o outro. Daí, ser um ser de relações, de diálogo, de participação e de comunicação, portanto, um ser social, que se traduz no cotidiano, através da vida em grupo e, através dessa convivência, esse homem passa a concretizar a sua existência, produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade. Analise as seguintes asseretivas:
I) Quanto menor o quadrante do “Eu aberto”, mais pobre é a comunicação.
II) O quadrante de predominância para o indivíduo que adora se expor, mas odeia receber feedback é o “Eu cego”.
III) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.
IV) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Para que a comunicação entre o grupo se dê com eficácia e assuma seus fiéis valores, o emissor deve tomar a iniciativa da comunicação e, após codificar a sua intenção em comunicar, enviar a mensagem que se passará através de um código até a fonte de decodificação do receptor que desfragmentará a mensagem e a reorganizará de modo a ser compreendida e interpretada. Considerando o processo de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I) Quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.
II) A comunicação só se estabelecerá se o emissor e o receptor conseguirem transmitir a mensagem.
III) Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente I, II e III.
De acordo com Militão e Militão (2000), a dinâmica de grupo envolve atividades desenvolvidas em grupos de trabalho, reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, dentre outras áreas e atividades. A dinâmica tem finalidades como: proporcionar integração entre as pessoas, oportunizar momentos de aprendizagem, de colaboração e motivação.Considerando as informações sobre dinâmicas de grupo, avalie as afirmações a seguir:
I) Geralmente os líderes utilizam dinâmicas de apresentação no início de um treinamento ou palestra, com intuito de desinibição e entrosamento dos participantes.
II) As dinâmicas de reflexão e aprofundamento podem ser utilizados em grupos religiosos que desenvolvem determinado tema ou explanam um problema específico.
III) As dinâmicas de sensibilização podem ser utilizadas quando há conflitos dentro de uma organização em relação a objetivos e culturas diversificados dos indivíduos que participam de determinado grupo.
IV) As dinâmicas de relaxamento são utilizadas para avaliar a caminhada e o trabalho do grupo.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Segundo Charles Fourier, o homem pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatametne um ser grupal. Ele está em contínuo processo de intearção com o outro. Daí, ser um ser de relações, de diálogo, de participação e de comunicação, portanto, um ser social, que se traduz no cotidiano, através da vida em grupo e, através dessa convivência, esse homem passa a concretizar a sua existência, produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade. Analise as seguintes asseretivas:
I) Quanto menor o quadrante do “Eu aberto”, mais pobre é a comunicação.
II) O quadrante de predominância para o indivíduo que adora se expor, mas odeia receber feedback é o “Eu cego”.
III) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.
IV) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Para que a comunicação entre o grupo se dê com eficácia e assuma seus fiéis valores, o emissor deve tomar a iniciativa da comunicação e, após codificar a sua intenção em comunicar, enviar a mensagem que se passará através de um código até a fonte de decodificação do receptor que desfragmentará a mensagem e a reorganizará de modo a ser compreendida e interpretada. Considerando o processo de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I) Quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.
II) A comunicação só se estabelecerá se o emissor e o receptor conseguirem transmitir a mensagem.
III) Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Segundo Charles Fourier, o homem pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatametne um ser grupal. Ele está em contínuo processo de intearção com o outro. Daí, ser um ser de relações, de diálogo, de participação e de comunicação, portanto, um ser social, que se traduz no cotidiano, através da vida em grupo e, através dessa convivência, esse homem passa a concretizar a sua existência, produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade. Analise as seguintes asseretivas:
I) Quanto menor o quadrante do “Eu aberto”, mais pobre é a comunicação.
II) O quadrante de predominância para o indivíduo que adora se expor, mas odeia receber feedback é o “Eu cego”.
III) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.
IV) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Para que a comunicação entre o grupo se dê com eficácia e assuma seus fiéis valores, o emissor deve tomar a iniciativa da comunicação e, após codificar a sua intenção em comunicar, enviar a mensagem que se passará através de um código até a fonte de decodificação do receptor que desfragmentará a mensagem e a reorganizará de modo a ser compreendida e interpretada. Considerando o processo de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I) Quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.
II) A comunicação só se estabelecerá se o emissor e o receptor conseguirem transmitir a mensagem.
III) Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e II.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente II e III.
Todas alternativas estão corretas.